top of page

Os encantos de Curitiba

  • Foto do escritor: Ricardo Machado
    Ricardo Machado
  • 22 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

O barnabeviajando visitou a encantadora capital paranaense

Jardim Botânico

O barnabeviajando visitou a encantadora capital paranaense. Conhecida pela qualidade de vida, modernidade, organização e o excelente transporte público, Curitiba, surpreende pelos seus maravilhosos pontos turísticos e a sua gastronomia. Como fomos em abril, no outono, pegamos temperaturas agradáveis. Veja o roteiro de 3 dias:


1. Dia: Chegamos à noite por volta das 23hs e depois de vários atrasos conseguimos aterrissar em Curitiba. Como sempre busco a rotina de um cidadão local, optamos por hospedar no centro porque é prático, seguro e de fácil acesso aos principais pontos turísticos da capital paranaense. Hospedamos no Ibis Hotel (www.accorhotels.com/pt-br/hotel-5519-ibis-budget-curitiba-centro/index.shtml);


2. Dia: A nossa escolha foi pelo serviço municipal de city tour, trata-se da melhor linha de turismo do país, com o ônibus passando a cada 30 minutos nos pontos turísticos, num roteiro que percorre 44 km em 2 horas e meia. Nesse passeio a passagem é um cartela com 5 tíquetes que dão direito a um embarque e 4 reembarques, permitindo conhecer grande parte dos parques, praças e atrações turísticas de Curitiba. O valor da passagem foi de R$ 45,00 por pessoa e só aceita dinheiro(www.viagensecaminhos.com/2018/11/city-tour-linha-turismo-curitiba.html). Partimos do Museu Ferroviário que fica anexo ao Shopping Estação e paramos no Jardim Botânico; Centro Cívico e Museu Oscar Niemeyer; Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski e Bairro Santa Felicidade. Almoçamos no ótimo restaurante Madalosso (www.restaurantemadalosso.com.br/). Ah esse passeio durou o dia inteiro aproveitamos muito as paradas.

Jardim Botânico

Jardim Botânico


Museu Oscar Niemeyer

Ópera de Arame


Pedreira Paulo Leminski


3. Dia: Fizemos o famoso passeio de trem de Curitiba à Morretes. Considerado um dos passeios de trem mais bonitos do Brasil, a estrada de ferro que liga as duas cidades percorre as curvas da Serra do Mar, revelando paisagens deslumbrantes. Comprei as passagens pela internet (www.serraverdeexpress.com.br), mas existe uma agência na Rodoferroviária. Conforme pesquisas, em outros sites, a dica é comprar apenas um trecho de trem e retornar de van (já incluso no pacote), pois é cansativa a ida e a volta de trem, ademais é possível parar no mirante da bela da Estrada da Graciosa e observar outras paisagens. O trem parti da estação às 8h30 e a van retorna por volta da 15h.

O ponto final do trem é a cidade de Morretes, uma charmosa localidade litorânea que encanta pelos belos casarões, construções históricas e a tranqüilidade de uma cidade pequena. Lá, ainda tem muitas lojinhas de produtos locais e restaurantes que oferecem o famoso barreado, uma iguaria de carne preparada em panela de barro e servido com farinha, tem também a famosa bala de banana e as cachaças artesanais.

E para terminar o dia, finalizamos com uma bela massa no restaurante Família Fadanelli (famigliafadanelli.com.br/site).

Trem Curitiba-Morretes

Estação Marumbí

Morretes

Barreado

 
 
 

Comments


© 2019 por BARNABÉ VIAJANDO.  Todos os direitos reservados

bottom of page